ANEURISMA DE AORTA TORÁCICA



É a dilatação patológica da aorta torácica. A aorta é a maior das artérias do corpo humano. Origina-se no coração, percorre o tórax e abdome e ao longo da sua trajetória dá origem a grandes vasos arteriais que fornecem sangue para o resto do organismo.

A chance de desenvolver esta doença aumenta com o passar da idade, principalmente em homens acima dos 65 anos, e essa chance se potencializa com a co-existência de fatores de risco tais como: diabetes, tabagismo, hipertensão, aumento do colesterol no sangue, e em casos mais raros após traumas. Em pessoas mais jovens pode se apresentar como parte de síndromes genéticas (exemplo: síndrome de Marfan, acromegalia, entre os mais frequentes).

O aneurisma dissecante da aorta ou simplesmente conhecido como dissecção da aorta é uma condição mais grave visto que nesta situação há uma separação das camadas de tecido que compõem a parede da aorta. Geralmente se apresenta concomitantemente com picos hipertensivos e taquicardia fazendo com que o próprio sangue infiltre a parede da aorta e termine se abrindo caminho entre as suas camadas.

Este processo gera dor no segmento da aorta acometido e no caso do segmento torácico provoca dor com sensação de desgarro no peito e em repouso com características muitas delas semelhantes às de um infarto do miocárdio. No entanto existem dados específicos no exame físico que ajudam ao médico fazer o diagnóstico diferencial.

É uma condição potencialmente letal que na sua suspeita dever ser atendida em ambiente de pronto socorro sem demora.